Nesta quinta-feira (28), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) completa 49 anos. A instituição é de fundamental importância por garantir acesso ao ensino superior no interior e capital do estado e o desenvolvimento das cidades. Ela oferece mais de 70 cursos regulares de graduação presencial – além da graduação à distância, 19 mestrados e 2 doutorados – e está presente em todas as regiões do RN, através de 6 Campi e 11 Núcleos Avançados.

A luta pela autonomia administrativa e financeira da Uern é uma defesa presente na atuação parlamentar do deputado estadual Fernando Mineiro (PT). Ele acompanha de perto as demandas da universidade, dos servidores e a prioriza na sua cota de emendas individuais. Articula, ainda, a ampliação da Frente Parlamentar em Defesa da instituição.

Autor da audiência pública que debateu a importância e o papel da Uern para o desenvolvimento econômico, social e cultural do RN, Mineiro vai participar hoje da tradicional Assembleia Universitária que celebra o aniversário da instituição, às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado (Mossoró). A cerimônia solene marcará a posse do Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto e da Vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais para o mandato de 2017/2021.

A UERN NOS UNE
A Frente Parlamentar em Defesa da Uern lançou uma campanha para as redes sociais que visa exaltar a importância e o papel da instituição no desenvolvimento socioeconômico do estado. Para isso, foi criada a página “A Uern nos Une”, no Facebook, com declarações em vídeos em defesa da qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade. A campanha é suprapartidária e todos/as que acreditam na educação podem participar.