“Não faço arte pensando em militar, mas a militância surge naturalmente porque é da minha natureza bater de frente com o opressor”. Em seu mais novo trabalho de crônicas – A Princesa Empoderou, Alice Carvalho aborda temas como feminismo e homofobia fazendo bom uso do humor, sarcasmo e indignação. O lançamento do livro será neste sábado (17), às 17h, no Bazar Independente – Especial Dia da Poesia, no Espaço Cultural Duas.

A Princesa Empoderou é uma seleção de crônicas e textos que Alice Carvalho publicou entre 2015 e 2017 em portais de notícias e jornais. Essa é sua segunda obra publicada como escritora – ela também é atriz e tem como trabalho mais recente o monólogo Inkubus. O primeiro livro “DO AMOR – e algumas crônicas…”, lançado em 2015, esgotou. Ambos são da editora Jovens Escribas.

A crônica que dá nome ao livro é uma sátira que conta a história de uma atriz que interpreta princesas de contos de fadas. Ela liga para o seu patrão “Sr. Valdisney” e desabafa sobre como sofre nas mãos dos produtores do estúdio. A maioria dos textos são “prosas curtas”, explicou Alice, “quando são longos se assemelham a cenas teatrais, como se fosse escrito por uma personagem a qual eu quero criticar”.

Em suas criações, Alice Carvalho naturalmente trabalha assuntos que considera retrógrados como o machismo, a LGBTQfobia, a busca pelo elitismo e pela família tradicional perfeita. “O trabalho sempre caminha para se contrapor ao que eu acho retrógrado na sociedade que me cerca”, explicou.

E por utilizar o humor para falar desses temas que muitas vezes ainda são considerados tabus na sociedade, a escritora acredita que vai conseguir conquistar principalmente os/as jovens com o livro. “O público juvenil, que a cada dia lê menos, se interessa mais por abrir um livro quando a gente confronta o mundo fazendo graça”.

Uma das ideias de Alice é levar A Princesa Empoderou para as escolas através do projeto social Ação Leitura, promovido pela Jovens Escribas. O objetivo do evento, que contempla escolas públicas e particulares, além de algumas instituições de ensino superior, é incentivar os/as estudantes o prazer pela leitura.

O lançamento do livro de Alice é uma das atrações do Bazar Independente, iniciativa do Duas com a Jovens Escribas cuja intenção é movimentar a economia criativa da cidade. O evento também vai contar com lançamento de outros atores, Sarau Poético e show da cantora potiguar Khrystal.

Foto: o SER de LuAna