Na Plenária “Zona Sul de Responsa” em apoio a pré-candidatura de Fernando Mineiro a deputado federal, neste sábado (05), a professora Gilka Pimentel leu uma carta para o parlamentar. Confira abaixo.

Por que Mineiro precisa ser eleito deputado federal? Por que eu voto em Mineiro e não em outros tão bons candidatos que vão disputar a Câmara Federal?

Porque sua trajetória política não é de hoje. Mineiro é de um tempo que se podia pouco e se sonhava muito. Em Natal, quase ninguém acreditava que era possível ultrapassar os obstáculos da política oligárquica que imperava na cidade. Aos poucos, como um timoneiro, foi capaz de seguir as ondas, ouvir o vento e seguir viagem. Nessa viagem foi sendo capaz de ouvir as vozes dos moradores do bairro de Mãe Luíza, dos artistas da terra, dos estudantes, da juventude negra, dos gays, do artesão, dos professores, dos loucos da cidade que se reuniam na Ribeira, na Cidade Alta, na Praia do Meio.

Quando eleito vereador, foi capaz de olhar para a cidade e denunciar a invisibilidade da Cidade do Sol que escondia a falta de transporte, escolas e segurança nos bairros mais pobres. Esteve à frente de projetos ligados à cultura, à dignidade da vida e aos direitos humanos, denunciando a violência contra as mulheres e as pessoas LGBTs.

Seu comportamento e postura se misturam com a história do PT. Quando foi eleito vereador desenvolveu projetos para a cidade relacionados à cultura. Sua representatividade, sua voz e coerência política ganharam representatividade para além do parlamento.

Há momentos na política que fazer escolhas é difícil, pois nos vemos diante de novas lideranças, gente nova que vai chegando e ampliando a luta, a resistência. Quisera que pudéssemos eleger todos!!! Como e por que escolher um e não outro? Escolho Mineiro pela sua representatividade dentro dos movimentos sociais, pelos projetos e batalhas em que esteve à frente. Sempre… Pela confiança obtida ao longo da vida política.

Não podemos abrir mão de levar Mineiro para o Congresso Nacional. Sua capacidade intelectual para se debruçar sobre temas e assuntos com profundidade o torna peculiar na vida política. As histórias e batalhas marcam as trajetórias humanas. Não podemos perder a possibilidade de eleger Mineiro como deputado federal. Essa é minha certeza, minha aposta e meu voto.

Gilka Pimentel