De iniciativa do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), em parceria com o Fórum Potiguar e Conselho Estadual de Economia Solidária, será realizada audiência pública, na próxima segunda-feira (25), para debater o legado do professor Paul Singer (in memoriam) e a Política Estadual de Economia Solidária – Ecosol. A atividade vai ser realizada no auditório da Assembleia Legislativa do RN, a partir das 15h, e é aberta a todos/as os/as interessados/as.

Assim como em Natal, estão ocorrendo também em várias cidades do país homenagens ao professor Paul Singer, um dos fundadores do PT e pai da Economia Solidária nos governos Lula e Dilma. Ele faleceu em 16 de abril deste ano e deixou um grande legado em defesa da Economia Solidária como política de inclusão, desenvolvimento com sustentabilidade e justiça social.

“Singer era um entusiasta da construção democrática da política de Economia Solidária e acreditava na revolução que a prática da autogestão causava no cotidiano dos trabalhadores e das trabalhadoras”, destacou Lidiane Freire, presidente do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária (Ceeps/RN). “A audiência vai ser importante para dar visibilidade ao seu legado, trajetória”, reforçou.

A militante de Economia Solidária disse que a atividade também vai pautar a regularização da Política Estadual instituída pela Lei 8.798/2006, de autoria de Mineiro, através da criação do Fundo Estadual de Ecosol, do funcionamento regular do Conselho Estadual e da criação e implementação do Plano Estadual de Ecosol, a fim de que a Economia Solidária esteja na agenda prioritária das políticas sociais de trabalho e geração de renda.

A expectativa, de acordo com Lidiane Freire, é de que o Governo participe da audiência, através da Sethas, para que seja apresentada a trajetória e caminhada para o reconhecimento da Política Estadual de Economia Solidária. “Espero que a gente consiga traçar novas estratégias de consolidação do Fundo, de regularização do funcionamento do Conselho e que o Estado assuma o compromisso de efetivar a política pública que já está instituída e que é de sua competência”.

Além de Lidiane, também foram convidados/as para a audiência o secretário estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) Vagner Araújo; a secretária executiva do Fórum Potiguar de Economia Solidária (Fpes), Sandyeva Francione; a presidente da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), Fátima Torres; a presidente da Federação das Associações dos Artesãos do RN, Edilza Fernandes do Nascimento; e o professor do Departamento de Serviço Social da UFRN, Roberto Marinho Alves da Silva.

Confira a lei de autoria de Mineiro que institui a Política Estadual de fomento à Economia Popular Solidária no RN