Como não podia ser diferente, Natal – uma das poucas capitais do Brasil a comemorar o Dia Nacional da Poesia (14 de março) – está com uma rica programação cultural desenvolvida pelos movimentos poéticos da cidade para esta semana, principalmente na quarta-feira, data em que celebra-se a poesia.

QUARTA-FEIRA – 14 de março

Museu Café Filho

Hora: 9h | Local: Museu Café Filho (Sobradinho)

Galeria do Povo
A exposição da galeria será aberta e espontânea, mantendo suas características originárias dos tempos em que era realizada na Praia dos Artistas nos anos 70 e 80. Ela vai contar com poesias, pinturas, esculturas, desenhos, livros, revistas, crônicas e fotografias.

Passeio Poético
Hora: 16h | Local: Praça Padre João Maria
Cortejo poético de todos os movimentos culturais e artísticos pelas ruas do centro de Natal. O trajeto será até a Praça André de Albuquerque, onde ocorrerá apresentação da Chegança de Barra de Cunhaú, às 17h. A programação foi elaborada pelos cordelistas de Natal para celebrar a data, coordenada pela Casa do Cordel e Estação do Cordel. A última vez que os poetas realizaram esse passeio foi em 2004.

Sacada do Poeta
Hora: 17h30 | Local: Museu Café Filho (Sobradinho)
O momento musical no Sobradinho contará com as presenças de Mirabô Dantas, Diana Rafaelly, Laryssa Costa e Yrahn Barreto, entre outros. Da sacada central do Sobradinho, os poetas declamarão seus versos.

Gogó da Memória
Local: Larguinho Vicente de Lemos, em frente ao Instituto Histórico e Geográfico do RN
Outra atividade programada para celebrar a data com recital aos poetas mortos.

Sarau POeTIGUARES
Hora: 18h | Local: Bardallos Comida & Arte (Cid. Alta) | Entrada: colaboração espontânea
O evento vai contar com invervenções, leituras, exposição Coletiva de Poéticas & Artes e projeção audiovisual do Instituto Cultural Audiovisual Potiguar, rifa poética, feira livre criativa e Art Lab Ciativo in Loco. A trilha sonora vai ser por conta do projeto A Voz da Nossa Aldeira.

Exibição de “Sociedade dos Poetas Mortos”
Hora: 18h | Local: IFRN-Salgado Filho (miniauditório do Bloco C)
Em homenagem ao dia mundial da poesia comemorado dia 21 de março, o coletivo Lumière apresenta o aclamado filme “Sociedade dos poetas mortos” (1989). Numa das inúmeras brilhantes atuações de Robin Williams, o filme narra a história de um professor que aplica métodos não-ortodoxos numa das escolas preparatórias mais tradicionais do Reino Unido. Seus alunos vivem na pressa intensa do colégio e também dos seus próprios pais. O professor evoca por meio de métodos diversos, o ensino não apenas da matéria mas também como seus alunos podem perder a timidez, seguirem seus sonhos e aproveitarem o dia. Tudo isso interligado à arte, principalmente à poesia.

Sarau Insurgências Poéticas – Especial Miró da Muribeca
Hora: 21h | Local: Acabou Chorare Bar Cultural | Entrada: couvert colaborativo R$ 10
Celebrando dois anos de resistência, o sarau Insurgências Poéticas nesta edição especial, dentro do projeto InterAção Nordeste, vai homenagear o poeta pernambucano Miró da Muribeca. Durante o evento será possível adquirir sua obra no livro “Miró até agora”. O evento vai contar, ainda, com a participação da cantora e compositora Silvia Sol acompanhada por Leonardo Costa, além dos insurgentes Felipe Nunes, Marina Rabelo e Thiago Medeiros.

SÁBADO – 17 de março

Bazar Independente – Especial Dia da Poesia
O Bazar é uma iniciativa do Duas com a Jovens Escribas e tem a intenção de movimentar a economia criativa da cidade.

A Princesa Empoderou
Hora: 17h | Local: Espaço Cultural Duas (Ponta Negra)
O livro de crônicas de Alice Carvalho será um dos lançamentos do Bazar.

Sarau Poético
Hora: 18h | Local: Espaço Cultural Duas (Ponta Negra)
O evento vai contar com a participação das poetas Luna Vitrolira (PE), Drika Duarte (RN), Regina Azevedo (RN), Lau Siqueira (PB), dentre outros convidados.

Show de Khrystal
Hora: 19h30 | Local: Espaço Cultural Duas (Ponta Negra)
Para fechar a noite do Bazar Independente vai rolar show com a cantora potiguar Khrystal cantando poemas e músicas.

Slam Repente Poesia da Zona Norte
Hora: 17h | Local: Espaço Cultural Jesiel Figueiredo
A Batalha do Vinho vai movimentar a Zona Norte com o 2º Slam Repente Poesia. As inscrições serão realizadas no início da atividade, das 17h às 18h. Serão 12 poetas ao todo e cada um deles deverá apresentar 4 poesias para a organização do Slam. A premiação para o vencedor será um kit de livros e CD’s de autores e artistas cadastrados na Capitania das Artes e a gravação em um estúdio de música. Durante o evento também serão realizadas apresentações de grupos de rap e de repentista.

*Tem mais alguma programação em Natal? Envie para ascom.mineiro@gmail.com