O que pode acontecer quando três fotógrafos se juntam a três artistas visuais para criar uma exposição? A melhor definição, certamente, se resume em uma palavra: inovação. É isso que o público natalense vai ver em “Transversal”, projeto que mistura ensaios fotográficos e intervenções artísticas, cujo lançamento ocorreu na última terça-feira (14) e que segue aberto à visitação gratuita até o próximo dia 28 no Espaço Duas, no bairro de Ponta Negra.

A exposição reúne as obras dos fotógrafos Sarah Wollermann, Jomar Dantas e Ernani Silveira e dos artistas visuais Luana Cavalcante, Bia Rocha e Fernando Alexandre. O resultado desse processo é uma miscelânea criativa de ideias e linguagens que, ao se cruzarem, criam novas possibilidades de interpretação.

Para a fotógrafa Sarah Wollermann, a ideia da exposição foi um “desafio”. “Algumas fotos são mais conceituais e mais abstratas, enquanto outras têm mais informações. Nosso desafio foi manter o que a foto dizia, mas, ao mesmo tempo, acrescentar a mensagem do artista visual”, explicou.

Ela disse acreditar que o resultado final ficou “bem bacana, porque a arte agrega à foto e vice-versa”. “No contexto geral, você consegue ter uma nova interpretação da foto e da arte visual inserida ali”, completou.

A ideia da exposição, ainda segundo Sarah, surgiu porque ela e seu companheiro, Jomar Dantas, tinham um material inédito que estava “engavetado”. “Era um material bacana, mas a gente queria fazer uma coisa diferente, envolvendo mais profissionais e artistas locais. Aí nasceu a ideia de chamar artistas visuais para intervirem nas fotografias”, contou.

Sarah disse que “Transversal” é uma exposição “transmidiática”, na medida em que apresentas as obras fazendo uso de diferentes plataformas, inclusive com vídeos sobre o processo criativo.

No total, “Transversal” reúne doze obras inéditas dos três fotógrafos e dos três artistas visuais. “As obras propõem uma narrativa que se expande pelo olhar do fotógrafo, incorpora a perspectiva do artista plástico e se abre para uma nova camada de interpretações no olhar do expectador”, acrescentou Sarah.

O fotógrafo Ernani Silveira fez o ensaio durante uma viagem à Cabo Verde e Senegal e cedeu suas fotos para que a artista de rua Bia Rocha agregasse sua arte. O designer Fernando Alexandre vai intervir nos registros fotográficos feitos por Jomar Dantas durante o desfile das Escolas de Samba de Natal na Ribeira. Já as fotografias de Sarah Wollermann exploram a temática do corpo de forma mais minimalista e conceitual, tendo a intervenção de Luana Cavalcante.

Visitação da Exposição

– Espaço Duas (R. Praia de Diogo Lopes, 2197 – Ponta Negra, Natal/RN)

– De 15 a 28 de novembro (9h às 20h)

– Entrada gratuita

*Necessário pré-agendamento através dos telefones: (84) 99624-3766 / 99661-5380

Fotos: Cedidas.