Como parte da programação comemorativa dos 78 anos de emancipação política de Areia Branca, que vai até o dia 22, foi realizado na quinta-feira, 13, o Fórum Municipal de Debates Sobre o Plano Diretor. O evento foi aberto pelo prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), que falou da importância dos debates para o início de trabalho planejado de identificação e análise das características físicas, as atividades predominantes e as vocações do município, visando a ordenação de metas futuras.

 

 

O fórum coordenado pelo gerente de Planejamento do município, Paulo César Garção, contou com a participação de destacados convidados, entre os quais o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), além de mobilizar os segmentos locais, com ênfase para os estudantes dos cursos de Turismo e Gestão Ambiental, do Núcleo Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Areia Branca.

 

 

O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades.

 

 

É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte de cidade.

 

 

O fórum reforçou a I Conferência Municipal da Cidade, realizada em agosto passado, onde foi dado o pontapé inicial ao processo de discussão pública sobre as análises e avaliação da cidade no seu contexto atual, para depois o poder formular a cidade que se deseja.

 

 

Desta forma, a prefeitura, em conjunto com a sociedade, busca direcionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais.