Fazendo um balanço geral sobre a Caravana das Águas, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) chamou a atenção para a necessidade do Governo do RN recuperar o tempo perdido e permitir que as obras complementares da transposição sejam retomadas no estado, estabelecendo um cronograma.

Na sessão plenária desta quinta-feira (22), o parlamentar lembrou que ações de infraestrutura por parte do Executivo precisam ser efetivadas para a chegada das águas pelo Seridó e Oeste potiguar.

“Cumprimos o primeiro objetivo com sucesso, que foi a retomada das obras pela decisão do STF”, disse Mineiro. “Agora precisamos continuar pressionando o Governo para que faça a sua parte e crie uma agenda para recepcionar as águas”.

O deputado lembrou que em um prazo de oito a 12 meses o São Francisco deve chegar a Cajazeiras (PB), mas, para chegar ao Seridó do RN, uma série de obras precisa ser feita. “Está mais próxima de nós a possibilidade do rio chegar pelo Piranhas-Açu ainda no próximo ano, mas o Governo tem que fazer a sua parte”.

O Ramal Apodi-Mossoró está com seu projeto executivo sendo finalizado e também requer que várias obras aconteçam. Para viabilizá-lo, a bancada federal do Senado e Câmara dos Deputados prometeu destinar emendas coletivas, garantindo a verba necessária.

“É preciso manter as mobilizações, porque nosso estado precisa estar preparado. Paraíba, Pernambuco e Ceará têm feito isso. Mas aqui ainda falta um cronograma”.

Foto: João Gilberto/ALRN