A exposição “A Essência do Ser” – uma homenagem à professora Dalvanir Avelino (in memoriam) – traz fotos autorais e fragmentos textuais colecionados por ela ao longo da vida. A abertura será nesta quinta-feira (17), às 9h30, no hall de exposições do Nepsa (UFRN), e segue até o dia 24 de maio. Durante a mostra também estará disponível uma moldura com a imagem de “Dal” para que sejam escritas mensagens a essa lutadora das causas sociais do RN que partiu de forma tão precoce.

A organização do material ficou a cargo do fotógrafo Vlademir Alexandre, marido de Dalvanir, que recebeu o convite dos/as professores/as do Depad (Departamento de Administração) da UFRN. A exposição estará presente durante o 23º Seminário de Pesquisa do CCSA – Desenvolvimento e Democracia no Brasil: do que estamos falando?, que ocorre de 14 a 18 de maio.

De acordo com Vlademir, serão expostas imagens que Dalvanir fotografou em momentos variados, a partir da sua própria percepção da vida, e pequenos fragmentos que ela colecionava há anos de textos, trechos de músicas e poesias.

“A ideia é mostrar o lado humano de um/a professor/a, além do técnico. É mostrar através desse material o que fundava, emocionava e regia os seus sentimentos e valores. As fotos mostram o que ela gostava, seu olhar sobre as coisas e detalhes, a forma como ela enxergava a vida através da própria fotografia”, explicou.

Uma foto de Dalvanir em papel algodão também estará disponível na exposição para que as pessoas possam expressar seus sentimentos por ela escrevendo no material. “Vai ser um momento para as pessoas, além de ter contato com a ciência [no seminário], poder também render a sua homenagem a Dal, que faleceu de forma precoce e pegou a todos de surpresa”, lamentou o fotógrafo.

SEMINÁRIO DO CCSA
O 23º Seminário de Pesquisa do CCSA/UFRN – Desenvolvimento e Democracia no Brasil: do que estamos falando? – evidencia a preocupação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas em consolidar um espaço para discussão e socialização do conhecimento produzido nas diferentes áreas das ciências sociais aplicadas (Direito, Economia, Administração, Serviço Social, Ciências Contábeis, Turismo e Biblioteconomia).

Tem como objetivo tornar acessível à comunidade universitária a produção científica existente no CCSA por meio da divulgação dos trabalhos apresentados; estimular a comunidade acadêmica do CCSA para a prática da pesquisa; contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e da reflexão teórico-metodológica no campo das Ciências Sociais Aplicadas; abrir espaço para interlocução com outras áreas do conhecimento.

Confira aqui a programa completa: https://seminario.ccsa.ufrn.br/