O Enem é uma das provas mais esperadas do ano. Elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) é um exame usado para medir o nível de educação das escolas em todo o país.
Porém a sua importância é bem maior: é pré-seletivo para programas como o Prouni, FIES e a nota vale para muitos vestibulares. Logo, dominar as matérias que caem no ENEM é necessidade para os alunos.
Por que fazer o ENEM?
O Exame Nacional do Ensino Médio por muitos anos não tinha valor para o estudante concluinte do ensino médio. Era opcional e a nota não tinha uso, fazia apenas quem queria testar-se um pouco mais para o vestibular.
Mas com o tempo a prova cresceu de nível e muitas universidades e faculdade adotaram o teste como vestibular. Muitas instituições possuem os dois: vestibular e prova do Enem, mas algumas apenas usam o ENEM.
O mais importante de fazer a prova anual é mesmo concorrer a bolsas de estudo do ProUni. O Programa Universidade Para Todos usa as notas do teste como seletiva para disponibilizar vagas para alunos de baixa renda em instituições de ensino superior pagas.
Já o FIES que também usa a nota da avaliação ajuda o estudante a financiar seus estudos no ensino privado e pagar apenas após diploma na mão, já inserido no mercado de trabalho.
Tanto para concorrer ao Fies com ao Prouni o aluno deve:
- não tirar zero na prova de redação
- ter nota nas outras matérias do Enem superior a 450
Quais matérias caem no ENEM?
A prova do ENEM possui conteúdos que englobam todo o conhecimento do Ensino Médio. Não é preciso focar apenas na prova se você é um bom estudante. Seu aprendizado vai ser testado apenas com conteúdo programado de sala de aula na escola, sem disciplinas extras.
As disciplinas que caem no Edital Enem 2024 são:
- português – gramática, interpretação de texto e literatura (com leituras obrigatórias)
- matemática – básica e geometria
- geografia
- história do Brasil e do mundo
- biologia
- física
- química
- inglês
- educação artística
- sociologia
- filosofia
Como é a prova do Enem?
Durante dois dias de prova o aluno responde questões de múltipla escolha. São proposições para marcar A, B, C, D ou E e depois transpor tudo para o gabarito. No primeiro dia ficam os conhecimentos gerais com português e as disciplinas de humanas. O segundo dia é de matérias de exatas.
O aluno deve responder o caderno de questões e depois copiar as respostas em seu gabarito. É extremamente importante verificar qual seu tipo de caderno. Para evitar fila o teste possui quatro tipos de cadernos mudando apenas a ordem das questões e marcar errado pode resultar em uma nota zero no Enem.
Tirar zero no Enem pode?
Não. O aluno com zero em alguma disciplina ou na redação não terá nota válida para vestibular ou concorrer a qualquer programa do governo.
Também não pode deixar o gabarito em branco porque será considerado Zero, mesmo tendo entregado o caderno de questões totalmente marcado. Deve também preencher corretamente o cabeçalho da prova e gabarito ou terá a prova anulada.