“Miguel vai ser o primeiro negro professor a chegar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte”. A declaração do deputado estadual e pré-candidato a deputado federal Fernando Mineiro (PT), feita na noite de ontem (12), se dirigia ao vice-prefeito de São Tomé e diretor de comunicação do Sinte-RN, Miguel Salusto. Diante de uma plateia formada predominantemente de professores/as, o filho de Dona Maria e de ‘Seu’ Zé Luiz Preto se emocionou em diversos momentos durante a plenária de lançamento da sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PT.

Mineiro disse querer “muito que a educação seja representada pelo Professor Miguel na Assembleia Legislativa”. Ele lembrou que foi justamente da área da educação que saíram os/as primeiros/as deputados/as eleitos/a pelo PT no Rio Grande do Norte: Júnior Souto em 1990, Fátima Bezerra em 1994 e o próprio Mineiro em 2002.

O presidente estadual do PT, Júnior Souto, lembrou dessa tradição, afirmando que “essa história agora é a de Miguel”. “Miguel tem compromisso com a luta da educação. Vamos trabalhar para ganhar essas eleições e precisamos ter ele na Assembleia Legislativa para representar o governo de Fátima Bezerra”, declarou.

A senadora e pré-candidata a governadora Fátima Bezerra (PT) falou da trajetória de Migue em defesa da educação pública, ressaltou o perfil “qualificado” dele e disse esperar poder contar com seu apoio na Assembleia Legislativa.

“O estado vive uma das crises mais severas da sua história, que não começou agora, mas se agravou com a atual gestão. Não sou de fugir da luta nem tinha o direito de dar as costas ao sentimento do povo do RN. Estou consciente desse desafio e, por isso, quero muito contar com Miguel na Assembleia Legislativa”, discursou.

Miguel falou da trajetória da família dele, oriunda de uma pequena comunidade rural de São Tomé. “O pouco de oportunidade que tivemos foi o suficiente para mudar nossa situação. Por isso, estou convicto de que se a gente não oferecer educação de qualidade às famílias pobres, não vamos conseguir emancipar as pessoas. É a educação que vai descolonizar as mentes das pessoas”, defendeu.

Ele reiterou que a educação será o principal eixo da campanha rumo à conquista de uma vaga de deputado estadual. “Nosso objetivo é ampliar o espaço de luta e construção. Eu sou dirigente sindical, mas sei que o sindicato tem limites. Precisamos ter quem nos represente nos espaços institucionais”, ponderou.

A plenária contou, ainda, com a presença dos pré-candidatos a senador Hugo Manso, Alexandre Motta e José Rodrigues, dos/as pré-candidatos a deputado/a federal Ana Michele e Caramuru Paiva, do pré-candidato a deputado estadual Petrônio Spinelli, do  presidente da Câmara Municipal de São Tomé Zé Nilton (PT) e do seu colega vereador Professor Emerson (PT).

Fotos: Vlademir Alexandre.