Em um evento marcado pelo tom de emoção, o ex-prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, lançou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PT, na manhã deste sábado (21), com a presença de lideranças políticas de diversos partidos, parlamentares petistas e caravanas de várias cidades da região do Seridó. A plenária, organizada pelo Diretório Municipal do PT, aconteceu no Recanto Verde, localizado nas proximidades da Barragem Boqueirão.

Francisco do PT, como é mais conhecido o ex-prefeito, disse que não é pré-candidato por “vaidade”, mas por “acreditar em causas”, que pretende continuar defendendo na Assembleia Legislativa a partir de 2019. Ele citou sua trajetória de vida, permeada de histórias de superação, para dizer que “todas as pessoas podem sonhar em participar da política”.

“Coloco meu nome à disposição para representar as causas que sempre defendemos. Precisamos convencer as pessoas da importância da democracia. É preciso, ainda, conversar com a população sobre a importância da tolerância. Pensar diferente não nos transforma em inimigos”, declarou.

Para o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), pré-candidato a deputado federal, a região do Seridó “pode ter outro perfil de deputado representando a região na Assembleia Legislativa” com a eleição de Francisco.

“Nós precisamos dialogar com a população sobre a importância de o Seridó eleger um companheiro com a história de Francisco do PT”, afirmou, lembrando a trajetória dele como professor, vereador e duas vezes prefeito de Parelhas.

Mineiro aproveitou a plenária para ressaltar que a principal tarefa dos/as pré-candidatos/as petistas nestas eleições “é levantar a bandeira da liberdade do ex-presidente Lula”.

“Enquanto o Lula não estiver livre, não poderemos falar em democracia no nosso país. Essa luta é central. Todo mundo que prenderam o Lula para tirá-lo das eleições de 2018. Neste ato pré-eleitoral, precisamos ter isso muito claro”, alertou.

A senadora Fátima Bezerra (PT), pré-candidata a governadora, se emocionou ao falar da trajetória de luta em comum com Francisco. Ela disse que ambos são “filhos da exclusão, da fome e da falta de oportunidades”. “Não sabemos disso pelos livros de história, mas da nossa própria história”, registrou.

Fátima falou sobre a proximidade da sua família com a de Francisco, da identidade na luta deles pela educação e da caminhada conjunta na construção do PT.   “O PT teve a ousadia de desafiar essas estruturas seculares de poder, de dominação e de privilégios. Por isso, companheiro, você não sabe do enorme orgulho que temos da sua trajetória. O RN merece você. O Seridó merece ter você na Assembleia Legislativa”, exclamou.

A presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Parelhas, Edinalva Melo, relembrou das dificuldades enfrentadas quando ainda trabalhava como catadora no lixão. Ela falou sobre o apoio de Francisco à frente da Prefeitura para o registro da entidade.

“Tenho certeza de que Francisco vai olhar não só para os catadores de Parelhas, mas de todo o Rio Grande do Norte”, disse.

A plenária contou, ainda, com a presença da deputada federal e pré-candidata a senadora Zenaide Maia (PHS), do ex-prefeito Antônio Petronilo (MDB), do atual prefeito Alexandre Petronilo (MDB) e do prefeito de Currais Novos, Odon Júnior (PT), além de vereadores de Parelhas, Equador, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas e Serra Negra do Norte, dos/as pré-candidatos/as a deputado/a federal do PT Caramuru Paiva, Alexandre Mota e Natália Bonavides.

Fotos: Vlademir Alexandre.