Em visita a trabalhadores da Companhia Hidrelétrica do São Francisco em Natal, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) anunciou, na manhã desta segunda (9), que lançará a Frente Estadual em Defesa da Chesf. O parlamentar promoverá, no próximo dia 20, audiência pública na Assembleia Legislativa, às 15h.

Mineiro, que tem se somado ao movimento regional e nacional contra a privatização do sistema Eletrobras, falou para os técnicos e diretores sobre a importância de mostrar à sociedade que a questão não é corporativa. “Tem a ver com a entrega das nossas riquezas, com a questão da água e saneamento e também com a questão estratégica de energia”, ressaltou. “Além disso, o processo de privatização incide diretamente sobre o controle dos usos das águas do São Francisco”.

Durante a audiência, será lançada uma carta aberta à sociedade mostrando os impactos que a privatização da Chesf teria para a economia do estado, no aumento de energia ao consumidor, dentre outros importantes aspectos. Serão convidados para o debate entidades empresariais e de trabalhadores/as, pesquisadores, a comunidade universitária, representantes do Governo do Estado e parlamentares do Nordeste.

Em outros estados, já foram criadas Frentes em Defesa da Chesf. Também foi instituída a Frente Nacional em Defesa do Sistema Eletrobras. “Sabemos que nesses tempos sombrios existe uma forte campanha de desmonte dos serviços públicos”, destacou Mineiro. “Queriam tirar Dilma, uma presidenta honesta, não por pedaladas fiscais, mas para, dentre outras coisas, entregar nossas riquezas e ativos”.

Mineiro reiterou que não é apenas o movimento sindical que está na luta contra a privatização do sistema Eletrobras. “As pessoas estão entendendo que há uma forte incidência na questão estratégica do desenvolvimento do país, sua posição no mundo”, disse. “Trata-se de uma disputa internacional”.

Fotos: Vlademir Alexandre.