Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (4) da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) declarou apoio à manifestação dos servidores públicos, realizada nesta manhã no Centro Administrativo, reivindicando o pagamento do 13º salário de 2017 e a regularização dos vencimentos atrasados de 2018. O ato unificado foi organizado pelo Fórum Estadual dos Servidores.

Para Mineiro, o atraso no pagamento dos salários “não afeta somente os servidores, mas a economia das cidades, principalmente no interior, fortemente dependente da renda pública”.

“Há um efeito em cadeia [sobre a economia estadual]. O comércio, por exemplo, sente o peso desse atraso. Muitos comércios pequenos nos bairros e no interior têm uma clientela formada basicamente de servidores públicos. Esses comércios estão quebrando”, alertou.

Além do atraso no pagamento dos servidores, Mineiro lembrou que os fornecedores estão na mesma situação. “Nós vivemos no caos absoluto. O governo está imerso numa corrida para comprar apoios eleitoreiros, enquanto o estado está totalmente abandonado. É uma situação insustentável. Por isso, quero declarar meu apoio à luta dos servidores”, reiterou.

Mineiro cobrou a apresentação de um calendário de pagamento do Governo do Estado. Ele ponderou que a Assembleia Legislativa “aprovou todos os projetos que chegaram com a justificativa para pagar os servidores, como as autorizações para fazer empréstimos e a antecipação de royalties, mas o governo não executa aquilo que foi aprovado pelo Legislativo”.

Foto: Vlademir Alexandre.