A prevenção e o enfrentamento à violência contra a juventude negra foi o tema do Seminário “Transformando Realidades”, promovido pelo Coletivo “Ousadia Juvenil”, na cidade de Mossoró, com a presença do deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Mineiro citou dados da violência no Rio Grande do Norte, argumentando que “o governo abandonou as políticas públicas voltadas à juventude negra que estavam em construção quando o PT comandava a Secretaria Extraordinária de Juventude”.

De acordo com dados do Observatório da Violência Letal Intencional do RN (Obvio), jovens de 18 a 29 anos representam quase metade dos sete homicídios registrados por dia no estado em 2017.

Mineiro disse que é preciso romper a frieza dos números, lembrando que “os números escondem pessoas que têm idade, têm cor e moram nas periferias”.

A mesa que debateu o tema da “Juventude Viva e Políticas Públicas”, além de Mineiro, contou com a participação da representante do Conjuve (Conselho Nacional de Juventude) Tatiane Anjos, do articulador nacional do MJPOP (Monitoramento Jovem de Políticas Públicas) da Visão Mundial, do representante do Coletivo Nacional de Juventude Negra ENEGRECER Atalo Silva e da vereadora mossoroense Isolda Dantas (PT).