O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) voltou a cobrar a implantação de um Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos no Rio Grande do Norte. Ele defendeu a ideia em pronunciamento sobre o Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22), na sessão da Assembleia Legislativa.

Ele alertou que a legislação estadual sobre recursos hídricos está “desatualizada”. “A legislação era avançada para a época em que foi aprovada, ainda no governo de Garibaldi. De lá para cá, não foi atualizada, o que significa que temos um problema sério, porque não estamos preparados para fazer a gestão das águas no RN”, alertou.

Mineiro deu o exemplo do Ceará, onde o sistema do “Cinturão das Águas” faz a interligação das bacias do estado através de uma rede de adutoras.

“Quando as águas do São Francisco chegarem ao Ceará, no reservatório de Jati, o estado estará preparado para fazer a distribuição desse recurso hídrico. Já aqui no RN não existe nenhuma integração das nossas bacias”, ponderou.

Mineiro aproveitou o pronunciamento, ainda, para cobrar uma resposta do governo estadual sobre o atraso do pagamento dos carros-pipas do programa “Vertentes”. “Essa situação pode impactar a distribuição de água nas cidades do interior que sofrem com a seca”, advertiu.

Foto: Eduardo Maia (Assecom/AL-RN).