O Governo do Estado retomou nesta quinta-feira (8) o processo para a regionalização do serviço público de Saúde, importante passo para melhorar o atendimento no estado. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), foi assinado o Termo de Intenções com o Ministério da Saúde e prefeituras municipais, visando a cogestão na administração dos Hospitais Regionais do RN.

O deputado Fernando Mineiro (PT), que defende a cogestão, participou da solenidade. “É muito importante repensar o modelo de assistência e atendimento à Saúde, que deve ser de forma pactuada entre União, Estado e Municípios. Isso significa mudar o desenho da estrutura”, disse.

“O Estado tem 23 hospitais sob sua gestão direta e não consegue oferecer um bom serviço à população.  É preciso mudar o perfil dessas unidades”, completou o parlamentar, parabenizando o titular da Sesap, Ricardo Lagreca, e o governador Robinson Faria.

O evento integrou a programação do “Seminário de Articulação Interfederativa: O pacto federativo na perspectiva da implementação do Coap no RN – Regionalização é o caminho”, que acontece nesta quinta e sexta-feira ( 9), no auditório da Escola de Governo.

O processo de retomada da regionalização da Saúde visa reordenar o conjunto dos serviços e oferecer atendimento de qualidade às demandas da população em local mais próximo a sua moradia. O trabalho começou em março deste ano.

*Foto: Cosems/RN