O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) solicitou à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), nesta quarta-feira (2), informações sobre quanto foi aplicado em 2015 e 2016 em todos os 26 hospitais do Estado. O parlamentar quer conhecer o valor investido em cada unidade, em pessoal, manutenção e insumos. “Isso é essencial para pensar a reestruturação da rede”, alertou.

Mineiro acompanhou, nesta manhã, reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), Gilberto Jales, sobre o relatório de ação citado pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que pede a reestruturação dos hospitais públicos do RN.

“Tive a oportunidade de expressar que considero lamentável a repetição de um processo de gestão que não dá atenção aos reclames da sociedade”, afirmou Mineiro, na sessão plenária desta quarta. “O relatório do TCE é de 2013, ocasião em que cheguei a realizar uma audiência pública sobre o tema, mas nada foi feito nas gestões de Rosalba e Robinson”.

Para Mineiro, o TAC é importante, mas não foi discutido com quem tem interesse direto na questão, como os Municípios e os Conselhos Municipais de Saúde. “Uma condição que deve haver é a garantia de que os hospitais não sejam fechados e de um esforço para melhorar o serviço”, afirmou. “A população precisa é de mais investimento em hospitais”.