O deputado estadual Fernando Mineiro (PT), em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (5) da Assembleia Legislativa (AL), repercutiu o requerimento do vereador de Ipanguaçu, Joildo Lobato (PT), reivindicando a instalação de uma UTI no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, na cidade de Assú.

Mineiro pediu que a reivindicação seja analisada pela Secretaria Estadual de Saúde. Ele argumentou que “é preciso equipar os hospitais regionais para interiorizar o atendimento na área da saúde e desafogar os hospitais Walfredo Gurgel em Natal e Tarcísio Maia em Mossoró”.

O vereador Joildo Lobato, autor do requerimento, disse que o Hospital Regional de Assú é responsável pelo atendimento dos cerca de 200 mil habitantes da região do Vale do Açu, mas não possui nenhuma UTI. “A demanda por esse serviço é toda direcionada para Natal ou Mossoró”, destacou.

Além do Vale do Açu, segundo ele, o hospital atende ainda a uma parte das regiões Salineira e Central. Joildo explicou que o requerimento, após ser aprovado, foi encaminhado no final de julho do ano passado ao gabinete do governador Robinson Faria (PSD), mas ainda não obteve nenhum retorno do Executivo.

“Por determinação judicial, o governo instalou UTIs em algumas cidades, como Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros, além de Mossoró e Natal. Enquanto isso, nossa região continua descoberta”, lamentou.

Joildo também pediu o apoio do mandato de Mineiro na luta para que o Idema apresente explicações sobre a situação da água do Rio Pataxó. Ele explicou que, devido ao alargamento de uma lagoa e à existência de um projeto de criação de camarão na comunidade de Carajás, na cidade de Ipanguaçu, o reservatório não tem recebido o volume suficiente da água trazida da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.