A Câmara Municipal de Natal, em parceria com as Secretarias de Combate ao Racismo do PT-RN e da CUT-RN, irá realizar uma sessão solene, na próxima terça-feira (20), às 18h, para entrega da Comenda “Zumbi dos Palmares”, em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A iniciativa é dos mandatos da vereadora Natália Bonavides (PT) e do vereador Fernando Lucena (PT).

A comenda, criada pelo vereador Fernando Lucena, homenageia personalidades que contribuem para o combate ao racismo. O deputado estadual em exercício e deputado federal eleito Fernando Mineiro (PT) é um dos indicados para receber a homenagem. Entre outras iniciativas, ele é autor da lei estadual 9.104/2008, que reconhece a titularidade das terras quilombolas no RN.

Mariah Fernandes, integrante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), justificou a indicação de Mineiro destacando o trabalho dele em defesa das comunidades quilombolas do RN.

Ela lembrou, ainda, que ele foi um dos articuladores da mobilização nacional para barrar o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da ação movida pelo DEM pedindo a inconstitucionalidade do decreto presidencial que regulamentou a demarcação de terras de comunidades quilombolas no Brasil.

O nome da comenda é uma referência ao ícone da resistência negra à escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares, alagoano que nasceu em 1955. O Dia da Consciência Negra é uma alusão à data da morte de Zumbi.