O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) acompanhou o prefeito de Currais Novos Odon Junior (PT), o vice-prefeito Anderson Alves (PC do B) e um grupo de vereadores daquele município numa reunião, na tarde desta segunda-feira (26), com representantes do governo estadual para tratar do abastecimento d’água na cidade.

A reunião contou com a presença da Chefe do Gabinete Civil Tatiana Mendes Cunha, do presidente da Caern Marcelo Toscano, do secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) Mairton França, do presidente do Instituto de Gestão de Águas (Igarn) Josivan Cardoso e do coordenador da Operação Vertente Cel. Estavam presentes, ainda, os/as vereadores/as Eliseu Dantas, Sebastião Cabral, Edimilson Souza, Wilton da Silva, Ezequiel Pereira, Rady Dias, Marcos Xavier, Tercia Lêda e o presidente da Câmara João Neto.

Mineiro sugeriu que se busque uma mediação com o Ministério Público Federal (MPF), com o objetivo de firmar um termo de conduta entre as partes na busca de soluções para resolver o problema da cidade.

“É a única maneira de sair do jogo de empurra das responsabilidades sobre o desabastecimento d’agua que afeta a cidade”, ponderou. Uma nova reunião ficou encaminhada para tratar da construção de uma adutora emergencial, com a participação do MPF, DNOCS, Caern e Prefeitura de Currais Novos.

O prefeito Odon Junior cobrou do Governo do Estado a construção de uma adutora definitiva para resolver a questão da crise hídrica de Currais Novos. Ele disse que, emergencialmente, a coordenação da Operação Vertente sinalizou com a ampliação de 13 para 18 carros-pipas para atender à população do município. Já a Caern informou que vai liberar mais dois carros-pipas para abastecer os órgãos públicos da cidade.

Fotos: Carol Reis.