A Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba) fará neste sábado (16) a aclamação e posse da nova diretoria da entidade, que pela primeira vez será formada exclusivamente de mulheres. O evento começa às 12h, no tradicional Bar de Nazaré, reduto da boemia natalense no bairro de Cidade Alta.

A professora, atriz e ativista cultural Maria Gorette, nova presidente da entidade, explicou que a ideia da chapa “Medusa”, formada só por mulheres, nasceu espontaneamente. “Fomos nos juntando, começamos a conversar, agregar e de repente nasceu a ideia. Eu sempre via as diretorias masculinas, acho que estava na hora de as mulheres assumirem”, disse.

Gorette disse que, entre titulares e suplentes, a nova diretoria será composta por onze integrantes. Ela contou que a ideia não é “criar a roda, mas dar um encaminhamento diferenciado, um olhar feminino à entidade”.

“O beco não tem só samba. É um espaço que pode gerar emprego, renda, feiras literárias. Vamos lutar por isso, buscar parcerias, ouvir a comunidade”, relatou.

Gorette disse que a festa deste sábado será somente “simbólica”, porque a oficial vai acontecer depois da Copa do Mundo. A prioridade, após a posse, será obter o registro da nova diretoria em cartório, para deixar a entidade “legalizada e habilitada a concorrer aos editais culturais”.

“Assim que tivermos com a documentação, já temos uma tarefa, que é marcar uma audiência com prefeito para iniciar diálogo. Vamos buscar parcerias”, reafirmou.