Em reunião coordenada pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT), na tarde desta terça-feira, 10, representantes de conselhos de classe, organizações estudantis, movimentos sociais, entidades governamentais, partidos políticos e mandatos parlamentares definiram pela realização de um seminário para debater o crescimento, a prevenção e o enfrentamento da violência contra a população LGBT no Rio Grande do Norte.

A data escolhida foi o dia 10 de novembro, pela manhã e à tarde, em local ainda a ser definido. A formatação ainda será fechada, mas a ideia é que os debates girem em torno de três temas centrais: cidadania em tempos de crise, a importância da questão de gênero e a lei estadual “RN sem LGBTfobia” (Nº 9.036/2007).

De autoria de Mineiro, a legislação completou uma década de aprovação, mas ainda não cumpre sua função social por não ter sido efetivada. Mineiro chamou a atenção para a necessidade de dar visibilidade à lei, envolvendo, para isso, o conjunto das entidades sociais que militam na defesa do respeito à cidadania.

Uma nova reunião ficou marcada para a próxima terça-feira, 17, às 16h30, para discutir a formatação do seminário. O bate-papo de hoje contou com a participação de representantes dos mandatos da senadora Fátima Bezerra (PT) e da vereadora Natália Bonavides (PT), Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (CEDHUCI-RN), Comissão de Direitos Humanos da OAB-RN, Setorial de Direitos Humanos do PT-RN, Setorial LGBT do PT-RN, Conselho Estadual de Psicologia, União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Natal (Umes-Natal), Diretório Central dos Estudantes da UFRN (DCE-UFRN), Núcleo RN da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/ e Secretaria da Justiça e da Cidadania do RN (Sejuc-RN).

Fotos: Vlademir Alexandre.