O Sítio Juazeiro, localizado na comunidade Salobro no município de Messias Targino (RN), tem utilizado um sistema pioneiro de plantio de moringa oleífera que possibilita uma economia de 50% do uso da água na irrigação. O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) visitou, com o vereador Zé de Zezinho (PT) e Raimundo Canuto – Sindicato Rural de Janduís e Direção do PT-RN -, a plantação neste domingo (12) e conheceu o trabalho desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Fabrício Jales, proprietário do sítio, e sua família.

O sistema consiste na cobertura do solo com restos de capina do próprio local e, principalmente, de poda de árvores da cidade. Dessa forma a irrigação, que antes era de uma hora por dia, passou a ser realizada apenas três vezes por semana.


No sítio, de aproximadamente 5,6 ha, a “árvore da vida” – moringa oleífera – é cultivada em consórcio com a palma forrageira. A moringa, originária da Índia, é considerada um milagre da natureza e uma esperança para o combate à fome no mundo. Rica em vitaminas e sais minerais, ela é resistente à seca, cresce rápido e é de fácil cultivo, manejo e alto rendimento. Além disso, é resistente às pragas e tem baixo custo de produção.

A associação da moringa com a palma forrageira é uma ótima alternativa para períodos de seca. As duas se completam e garantem um bom aproveitamento da água. No Sítio Juazeiro são comercializadas as folhas secas, em pó e em cápsulas, que trazem ótimos benefícios nutricionais e medicinais.

Mineiro parabenizou a iniciativa, destacou a importância de divulgar experiências como essa e de cobrar dos poderes públicos apoios efetivos para que elas sejam implementadas de forma mais ampla para atingir mais famílias. “Ao visitar essa plantação a gente sai convencido das possibilidades de convivência com a seca no semiárido através de ações como essa que geram renda e trazem a marca da sustentabilidade”, disse o deputado.

Para quem desejar mais informações sobre o assunto, o e-mail para contato é: fabricioedino@bol.com.br.