O PT é o partido político preferido de 19% da população brasileira, segundo pesquisa Ibope, divulgada nesta terça-feira (13), encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dois principais protagonistas do golpe de 2016, MDB e PSDB, aparecem respectivamente com 7% e 6%. Em seguida, 2% declararam simpatia pelo PSOL.

Para o deputado estadual Fernando Mineiro, a pesquisa indica que uma parcela da população se deu conta da “tentativa de criminalização do PT”, empreendida pelos setores mais conservadores da sociedade, com apoio da mídia monopolizada.

“A perseguição ao PT não visa só o nosso partido nem as nossas lideranças, mas a própria esquerda brasileira. A pesquisa mostra a capacidade de resistência dos setores mais progressistas da população. É um dado a ser comemorado num momento de crise política e de tanta perseguição. Nos ajuda a enfrentar essa pancadaria e a continuar de pé”, comentou.

O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios, entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2017. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.