Você sabia que o cartão cidadão garante diversas facilidades para o beneficiado que o utiliza? Com tanta burocracia para adquirir serviços bancários e previdenciários, é importante estar ciente de alguns instrumentos que podem facilitar o seu dia-a-dia. Quer entender um pouco mais sobre o cartão cidadão e saber quem pode fazê-lo? Veja as informações a seguir e descubra se você preenche os requisitos.
O que é o cartão cidadão?
O cartão cidadão facilita o acesso a serviços sociais e é um benefício utilizado por pessoas que têm valores a receber tais como o FGTS, seguro desemprego, PIS e Bolsa Família que são direitos trabalhistas. Para receber esses direitos, é necessário verificar se você preenche os requisitos. Confirme se você tem acesso e veja como receber o pagamento do PIS.
O abono salarial é um valor disponível para os trabalhadores de empresa privada cadastrados a mais de 5 anos que recebem até dois salários mínimos. Quem está de acordo com esta situação, mas não sabe quanto irá receber, deve consultar saldo PIS 2024 e se informar.
Quais as vantagens?
Para os trabalhadores que têm benefícios, tais como os já mencionados acima, o cartão irá permitir o fácil acesso a saldos dos valores, saques em vários postos, impressão de extratos, sacar valor do benefício, pagamento direto com o cartão nos canais autorizados pela Caixa Econômica Federal. Sem contar que o cartão permite que você faça saques em diversos postos próximos a você.
Quem pode fazer?
Como este benefício fica disponível para quem tem um valor de direito trabalhista a receber, é provável que você possa solicitá-lo. Se você é um trabalhador de instituição pública ou privada que já atuou com a carteira assinada significa que terá um Fundo de Garantia por Tempo de Serviço sendo acumulado, e portanto, pode realizar a solicitação do Cartão Cidadão.
Como solicitar?
Se você se encaixa no perfil de quem pode se utilizar do cartão da Caixa, saiba a seguir como você pode solicitar o seu. A boa notícia é que a aquisição do cartão é gratuita! Antes é preciso que você:
- Esteja cadastrado no PIS/PASEP;
- Possua o Número de Inscrição Social (NIS) ou o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT);
- Tenha dados cadastrais atualizado com a Caixa Econômica Federal.
Se os requisitos acima estiverem regulares, você deve levar toda a sua documentação e um comprovante de renda até uma unidade da Caixa e solicitar uma senha de atendimento para o serviço. Outra opção é ligar para o número 0800-726-0207 e receber as instruções através do atendimento virtual.