“A violência nossa de cada dia” é o tema da primeira edição da revista digital Potiguara, lançada nesta sexta-feira, 23, pelo mandato do deputado estadual Fernando Mineiro (PT/RN), e disponível para leitura e download no site do parlamentar.

“A Potiguara quer estimular o pensamento e o debate, propondo caminhos alternativos ao modelo (ou à falta de um digno do nome) de segurança pública que torna o Estado impotente e a sociedade refém da violência. Esta edição reúne diferentes visões (nem todas alinhadas com o nosso pensamento) sobre o problema e seus desdobramentos numa sociedade que, também na questão da segurança pública, reproduz e fortalece formas de violência social – racismo, demofobia, misoginia, truculência policial, justiça seletiva – que estão na raiz da violência física de cada dia”, afirma Mineiro no editorial da revista.

Os ensaios reunidos na edição discutem o morticínio de jovens negros/as nas periferias, a violência doméstica contra as mulheres, o sensacionalismo com que o tema da violência é abordado na mídia, a barbárie no sistema penitenciário, entre outros ângulos do problema. A publicação traz textos de vários estudiosos — Edmilson Lopes Júnior, Ivenio Hermes, Thadeu Brandão, Juliana Melo, Maria Divaneide Basílio, Bruno Luiz, Aline Lucena, Daniel Meirinho, Oswaldo Gomes Corrêa Negrão — e do Coletivo Negras de Periferias. As fotografias são de Vlademir Alexandre.