O RN é o terceiro estado brasileiro onde mais cresceu o número de homicídios entre 2015 e 2016. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta segunda-feira (30). Além disso, foi o segundo estado nordestino em taxa de mortes violentas no ano passado, 56,9 por 100 mil habitantes.

A taxa de mortes no RN em 2016 é quase o dobro da brasileira, que é de 29,9 por 100 mil habitantes. No crescimento entre 2015 e 2016, o estado só perde para Rio de Janeiro (24,3) e Amapá (52,1).

Os dados do Fórum mostram que chegou a 61.619 o número de mortes violentas intencionais registradas no Brasil em 2016, o que significa um recorde de sete pessoas assassinadas por hora.

“A violência se espalhou para o país todo. É hoje um problema nacional, faz com que o país se sinta amedrontado”, afirmou o diretor do Fórum, Renato Sérgio de Lima, à Folha. Ainda de acordo com o jornal, os pesquisadores destacam a ausência de um sistema nacional que consolide e padronize as informações de segurança pública, uma vez que muitas vezes faltam informações do perfil das vítimas nos boletins de ocorrência.

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) mais uma vez lamenta que o RN, que já foi considerado um dos melhores estados para se viver no Brasil, esteja ocupando posições cada vez mais alarmantes em números de violência. O parlamentar tem defendido, em seus mandatos, uma ação integrada entre os níveis de governo e os demais Poderes para melhorar o sistema de Segurança Pública.

Baixe aqui os dados

Com informações da Folha

*Foto: Reprodução/Obvio