Na volta aos trabalhos legislativos, os deputados receberam, na manhã desta terça-feira (4), o governador Robinson Faria, que entregou o relatório “O RN no caminho do Desenvolvimento”, prestando conta dos seis primeiros meses de sua gestão.

O deputado Fernando Mineiro (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, registrou, durante a sessão plenária, a importância da visita. “Esse gesto não cumpre uma obrigação, mas é uma atitude voluntária do governador para dar transparência às ações”, destacou o parlamentar.

O governador agradeceu à Casa pelo apoio, ressaltando respeitar as críticas, diferenças e sugestões. Além disso, chamou a atenção para a parceria com os deputados, sobretudo na aprovação de projetos importantes para o estado.

Robinson apresentou as principais ações dos primeiros seis meses, com destaque para as áreas de segurança, saúde e educação, eleitas como prioridade no início do mandato, pelas dificuldades financeiras e o caos instalado nesses âmbitos. Além disso, falou sobre planejamento, transparência e participação social.

“É um gesto inédito, a primeira vez que acontece isso no nosso Parlamento. Mostra o estilo que vem sendo implantado e construído, que é o espírito do diálogo”, analisou Mineiro. “Existe um esforço concentrado para enfrentar os problemas, e a população acompanha, fiscaliza, critica e reconhece o esforço do Governo”.

Relatório
O documento está dividido em três capítulos: Prioridade, Gestão e Participação Social. Um dos índices destacados pela publicação é a redução de 14% da violência, a promoção de 1.353 policiais militares e 809 civis, a convocação de 428 professores, as obras em curso, distribuição de sementes e a retomada das obras da Barragem de Oiticica.

O governador afirmou que as medidas para reduzir despesas contribuíram com a economia de quase R$ 200 milhões em custeio. E que apesar das adversidades, o Estado está conseguindo “atravessar 2015” com tranquilidade. “Estamos trabalhando para deixar o RN atraente para investidores e oferecer segurança jurídica. Alguns estados com arrecadação até maior que a nossa estão com dificuldade de pagar os servidores. Mas estamos com a folha em dia, honrando nossos compromissos. Queremos continuar avançando”, disse Robinson.

*Com informações da ALRN

Foto: João Gilberto/ALRN